Um diálogo inspirador entre Óscar Jara, Alejandra Boni e La Salete Coelho sobre o papel e a responsabilidade do Ensino Superior, nomeadamente das Escolas Superiores de Educação, na promoção da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global enquanto proposta de aprendizagem transformadora. Que importância tem? Que papel podem os vários agentes educativos assumir? Como promover uma educação transformadora dentro das instituições?

Óscar Jara 

Nasceu no Perú e é educador popular e sociólogo. Doutor em Educação, é diretor do Centro de Estudos e Publicações Alforja na Costa Rica, onde reside. Foi presidente do Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe, de 2012-2016 e de 2016-2020. É Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, durante o último ano, esteve envolvido, enquanto amigo crítico, na construção da Declaração sobre Educação Global até 2050 promovida pelo Global Education Network Europe (GENE).

Alejandra Boni 

Alejandra Boni Aristizábal é professora catedrática da Universidade Politécnica de Valência e diretora adjunta do Instituto de Investigação INGENIO (CSIC-UPV). Leciona no Mestrado em Cooperação para o Desenvolvimento da UPV. A sua investigação analisa as relações entre desenvolvimento humano, inovação social colectiva e aprendizagem transformadora. Tem também uma vasta experiência no âmbito da ajuda ao desenvolvimento, com ligações a actores públicos e não governamentais. Foi vice-presidente da Associação Internacional de Ética para o Desenvolvimento e professora extraordinária da Universidade de Free State, na África do Sul. Foi investigadora visitante em universidades africanas, americanas e europeias.

La Salete Coelho 

Educadora, investigadora e ativista em Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global no Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto e no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Coordena o Secretariado da Estratégia Nacional da Educação para o Desenvolvimento. É secretária-técnica da Iniciativa Ibero-Americana de Cidadania Global para o Desenvolvimento Sustentável e consultora no GENE – Global Education Network Europe e na Universidade Católica de Moçambique. É membro do Conselho Consultivo da ANGEL – Academic Network on Global Education and Learning. Participa no Conselho Editorial da Revista Sinergias – Diálogos Educativos para a Transformação Social. Tem experiência em projetos de cooperação em Portugal, Moçambique e na Guiné-Bissau.