De 6 a 9 de julho de 2020, o projeto Escolas Transformadoras, promovido pela FGS – Fundação Gonçalo da Silveira em conjunto com o Instituto Politécnico de Beja (IP Beja), a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE-IP Santarém) e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IP Viana do Castelo), organizou o Ciclo Escolas Transformadoras.

4 dias com encontros online, abertos a toda a comunidade, que pretenderam estimular e guiar-nos por novos caminhos numa viagem pedagógica de partilha de conhecimento, debate e questionamento sobre a visão de uma Escola Transformadora. Esta viagem foi percorrida partindo dos processos vividos pelas Instituições de Ensino Superior dos 3 territórios, das aprendizagens que o projeto proporcionou e da participação de pessoas-chave numa reflexão crítica e aprofundada sobre a Escola.

Que papel assume a Escola na Transformação Social?

Tertúlia com a participação de:

Moderada por: FGS - Fundação Gonçalo da Silveira

Integração da Educação para o Desenvolvimento/Educação para a Cidadania Global (ED/ECG) no Ensino Superior

Momento de partilha e discussão sobre o trabalho desenvolvido na integração de ED/ECG nos três territórios, nomeadamente nos conteúdos, nas metodologias e nas estratégias de integração de ED/ECG nas unidades curriculares, nos cursos, estágios e outros espaços existentes nas instituições de ensino superior e sua relevância no contexto atual.

Com a participação de:

Moderado por: ESE-IP Santarém

O trabalho de ED/ECG em territórios e espaços educativos descentralizados

Momento de partilha e discussão sobre o trabalho em ED/ECG fora dos grandes centros urbanos e o respetivo papel das Escolas Superiores de Educação nesta esfera e territórios. Com a participação de:

Moderado por: ESE-IP Viana do Castelo

Filme & Debate

Visionamento de um excerto de um filme interpelador sobre a Escola "Quando sinto que já sei", seguido de debate moderado pelo IP Beja e pela ESE-IP Santarém.