A ESE de Santarém celebra, no ano letivo 2024/2025, três décadas de história na formação em Educação Social. Este marco assinala um percurso ininterrupto iniciado com a criação do Bacharelato em Educação Social, publicado em Diário da República em 1994. Para dar início às celebrações, a Coordenação da Licenciatura e dos Estágios em Educação Social, a Coordenação do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (MESIC) e o Departamento de Ciências Sociais organizaram o Seminário de Abertura “Educação Social em Santarém: passado, presente e futuro”, que teve lugar no dia 4 de dezembro.
O seminário pretendeu iniciar esta celebração do património de experiências, saberes e práticas ao longo de 30 anos, bem como os desafios atuais e futuros no campo da intervenção socioeducativa em Portugal, e contou com a conferência “Educação Social e Cidadania Solidária - o tempo dos pedagogos sociais”, proferida pela Professora Doutora Isabel Batista, da Universidade Católica do Porto, especialista de renome na área da Educação Social. A programação incluiu, ainda, uma mesa-redonda com diplomados de Licenciatura e Mestrado desta área da ESE, que trouxeram os testemunhos dos seus percursos profissionais, reforçando a importância desta formação para a sociedade e para o mercado de trabalho. No âmbito do Seminário, foi ainda apresentado e lançado o Podcast “Diálogos de Mudança: Intervenção Social e Comunitária”, um espaço de partilha criado na UC Seminário Interdisciplinar em Educação Social do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária, com a participação de especialistas convidados, e que pretende dar a conhecer potenciais territórios em educação social e intervenção comunitária, e promover o diálogo entre diferentes áreas científicas. Para assinalar a abertura destas comemorações a tarde terminou com um “Brinde a três décadas”, num momento de convívio com a animação musical de um quarteto de música da Escola Dr. Manuel Fernandes de Abrantes e a colaboração de uma docente da ESES.
As celebrações estender-se-ão ao longo do ano letivo 2024/2025, com iniciativas diversas que mobilizam docentes, estudantes, diplomados, parceiros e a comunidade em geral, e que culminarão com o VII Encontro Educação Social e Ensino Superior e XVIII Expo Estágios-Fórum de Projetos e Formação Profissionalizante em Educação Social.
O Programa destas atividades encontra-se em atualização aqui: Programação – 30 Anos de Educação Social na ESES, e procura criar a oportunidade de, ao longo destas Comemorações, que decorrerão até maio de 2025, envolver em modalidades diversas a valorização de diferentes perspetivas e contributos! A ESE/IPSantarém reforça assim o seu compromisso com a formação de excelência em Educação Social, projetando novos horizontes para o futuro.
A comunidade académica e profissional, os parceiros e o público em geral estão convidados a participar nos diversos eventos que representarão uma oportunidade de celebração e construção conjunta do futuro da Educação Social.