O interesse comum na reflexão sobre o que é uma Escola Transformadora, a partir do olhar e contributo da Educação para o Desenvolvimento / Educação para a Cidadania Global (ED/ECG), levou as organizações da parceria a assumirem, desde o início do projeto, a opção de criar espaços de diálogo, partilha e reflexão entre agentes educativos de diferentes contextos de educação e de territórios descentralizados.

Estes espaços, que vão decorrendo a diferentes tempos, proporcionam o encontro, o questionamento, a partilha de experiências e metodologias, a capacitação, a construção de alternativas, a ligação entre pessoas e instituições e a aproximação entre territórios, potenciando a lógica colaborativa e de inter-aprendizagem fundamentais em qualquer processo de ED/ECG.

Complementarmente, foi-se reafirmando a necessidade de registar e sistematizar as reflexões, práticas e aprendizagens que resultavam destes espaços e de outras atividades do projeto. Este projeto tem, também, sido um importante espaço para refletir a importância do registo enquanto contributo para o fortalecimento de conhecimentos e práticas nesta área.

Reúnem-se agora algumas dessas reflexões e produtos para continuarmos a refletir em conjunto.

Educação para o Desenvolvimento - Assemblage

Pode a arte ser a alavanca para a criação de processos de aprendizagem em ED/ECG?

Deixe-se desinstalar pelos trabalhos de alunos e alunas do curso de Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da ESE-IPVC realizados nos âmbito da Unidade Curricular (UC) Atelier de Artes Plásticas II e veja como estas obras dão corpo e são manifesto de transformação social.

Professor Responsável: Francisco Trabulo

Vídeo de João Gigante

Arte Intermédia, Som e Instalação

Que caminhos seguir para a ED/ECG ser integrada numa UC de Arte Intermédia, Som e Instalação?

Aprofunde os dois projetos realizados nesta UC do curso de Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da ESE-IPVC e entre num espaço onde a criatividade, a performance e o som são caminho de integração da ED/ECG.

Professor Responsável: Alexandre A.R. Costa

Impacto, Aprendizagem e Transformação

Qual o lugar na Aprendizagem na construção de uma sociedade justa e sustentável? Qual o papel da  Educação nesta construção?

Saboreie com os sentidos o vídeo  ao lado.

Da autoria de 3 professoras participantes da Oficina de Formação "Cidadania e Desenvolvimento - a ECG na Escola" dinamizada pela ESE-IPVC:

A Chave é Transformar!

Durante o caminho de integração da ED/ECG em várias unidades curriculares, vários projetos da ESE-IPVC foram criando laços e relações entre si.

A equipa de docentes envolvidas no projeto Escolas Transformadoras produziu uma síntese musical do que tem sido trabalhar para a integração da ED/ECG a várias mãos e neste cruzamento entre projetos.

Veja o vídeo e deixe-se desinstalar ao som de um Rap Colaborativo.

O papel das Escolas Superiores de Educação na Transformação Social

com José Pedro Fernandes

Diretor da ESE-IP Beja

Integrar a ED/ECG nas aprendizagens de Gerontologia