O interesse comum na reflexão sobre o que é uma Escola Transformadora, a partir do olhar e contributo da Educação para o Desenvolvimento / Educação para a Cidadania Global (ED/ECG), levou as organizações da parceria a assumirem, desde o início do projeto, a opção de criar espaços de diálogo, partilha e reflexão entre agentes educativos de diferentes contextos de educação e de territórios descentralizados.


Estes espaços, que vão decorrendo a diferentes tempos, proporcionam o encontro, o questionamento, a partilha de experiências e metodologias, a capacitação, a construção de alternativas, a ligação entre pessoas e instituições e a aproximação entre territórios, potenciando a lógica colaborativa e de inter-aprendizagem fundamentais em qualquer processo de ED/ECG.


Complementarmente, foi-se reafirmando a necessidade de registar e sistematizar as reflexões, práticas e aprendizagens que resultavam destes espaços e de outras atividades do projeto. Este projeto tem, também, sido um importante espaço para refletir a importância do registo enquanto contributo para o fortalecimento de conhecimentos e práticas nesta área. 


Reúnem-se agora algumas dessas reflexões e produtos para continuarmos a refletir em conjunto.