Realizou-se, nos dias 29 e 30 de novembro, no Instituto Politécnico de Beja, o 3º Congresso Internacional de Literacias do Século XXI, uma iniciativa co-organizada por esta instituição e os Institutos Politécnicos de Santarém e de Portalegre, cujo objetivo foi “promover e repensar a literacia em diferentes áreas do conhecimento como parte do direito à educação”.
O evento contou com diferentes momentos, em diversos formatos, que se foram focando em temáticas e partilhas distintas. Houve comunicações orais, workshops e várias sessões plenárias e paralelas, facilitando a reflexão sobre as competências-chave ao exercício de uma cidadania informada, crítica e participativa, num mundo de rápidas e constantes mudanças.
O Projeto Escolas Transformadoras esteve presente com um simpósio do qual constaram 4 comunicações, duas delas da responsabilidade de estudantes do IPBeja. Os trabalhos das estudantes resultaram de temas trabalhados em espaço curricular e abordados à luz da ED/ECG.
As quatro comunicações apresentadas e respectivos(as) autores(as) e co-autores(as) foram “Literacia para uma alimentação inclusiva nas IES”, da responsabilidade de Lorien Thorne e Albertina Raposo, onde se partilhou a dificuldade de inserção na comunidade escolar de doentes celíacos. Outra das comunicações incidiu sobre “A utilização de bens alimentares nas atividades lúdicas e pedagógicas”, em contextos de Pré-escolar e 1º Ciclo, de Joana Apolinário e Beatriz Guerreiro, na qual se refletiu sobre o desperdício alimentar inerente a estas utilizações. “Educar para a Cidadania Global na ESE-IPSantarém: a experiência do Núcleo de Aprendizagem Colaborativa em ED/ECG” foi outra das comunicações por parte das docentes Marta Uva, Leonor Teixeira, Susana Colaço e Isabel Piscalho, da ESE de Santarém, também participantes deste projeto. Por último, a comunicação “Te(s)endo” pontes com nós de gente: o Projeto Escolas Transformadoras” de Albertina Raposo, Ana Piedade e Florbela Calado.