Em 2023, as 14 Escolas Superiores de Educação (ESE) existentes em Portugal participaram no projeto “A Educação para o Desenvolvimento nas ESE: Diagnóstico e Capacitação", promovido pela ARIPESE - Associação de Reflexão e Intervenção na Política Educativa das Escolas Superiores de Educação, que levou a cabo um processo de formação e planificação em Educação para o Desenvolvimento. Durante esse ano letivo, várias/os docentes identificadas/os enquanto pontos focais para a ED em cada ESE, idealizaram ações em ED para as suas ESE.
Numa perspetiva de continuação e complementaridade, o projeto Escolas Transformadoras estabeleceu como um dos objetivos o acompanhamento aos vários planos de ação com vista à sua execução e formação em ED das pessoas que nele participaram.
No passado ano letivo, na 1ª fase do projeto ET, foram apoiados 3 planos de ação que tinham sido elaborados no âmbito da implementação do projeto da ARIPESE com as/os pontos focais. O processo de acompanhamento foi feito com a ESE de Castelo Branco, a ESE de Coimbra e a ESE do Porto. E como foram estes processos?
Na ESE de Castelo Branco, o plano tinha como objetivo promover iniciativas promotoras de práticas de cidadania crítica e construtiva, de consciencialização da importância da participação para a ED. Com este plano nas VIII Jornadas de Serviço Social foi introduzido e aprofundado o conceito de Buen Vivir. A parceria com a FGS trouxe uma oportunidade para falar sobre os papéis da Educação para o Desenvolvimento no conceito e práticas de Buen Vivir. As jornadas denominadas de Buen Vivir - Compartilhar o Futuro para uma Mudança tiveram lugar no dia 19 de março de 2024.
No plano de ação da ESE de Coimbra estavam pensadas várias possibilidades de ações no âmbito da disseminação, articulação com outros projetos e integração curricular da ED. Perante a vontade de dinamizar um evento dedicado à ED para disseminação junto da comunidade educativa, articularam-se várias vontades e possibilidades para um evento comum ligado à ED, com foco nas relações entre academia e comunidades. Organizou-se, assim, o encontro Extensão Crítica: Diálogo(s) entre Comunidade(s) e Academia(s).
No que diz respeito à ESE do Porto, iniciou-se o processo de acompanhamento do plano de ação no final do ano letivo passado, com a planificação de uma sessão de esclarecimento sobre ED para estudantes.
Os vários planos de ação das diferentes ESE podem ser consultados aqui: https://www.aripese-ed.pt/planos/.