Integradas no plano de ação do ano letivo de 2024-2025, do Projeto Escolas Transformadoras, realizaram-se cinco aulas abertas, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTIG), do Instituto Politécnico de Beja, em novembro e dezembro. Também a Escola Superior de Educação (ESEB), do mesmo instituto, acolheu uma outra aula aberta, em novembro.
No dia 14 de novembro, organizou-se a primeira destas aulas sobre “A Comunidade LGBTI+ e a vulnerabilidade social”, com a oradora Maria Helena Loureiro Cachopo, mestre em Políticas Públicas e Cidadania, doutoranda em Serviço Social e professora adjunta convidada do IPBeja. Já no dia 21, a aula aberta, intitulada “Quando a pobreza tem género - a situação das mulheres face à pobreza, à exclusão e à vulnerabilidade social”, contou com a presença da docente Ana Piedade, doutorada em Antropologia. A terceira destas sessões, no dia 28, focou-se na “Comunidade Migrante e a sua relação com a pobreza, a exclusão e a vulnerabilidade social”. Como oradora e pessoa convidada, esteve Daniela Ramalho, técnica do CLAIM - Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes. A última sessão deste ciclo de aulas abertas na ESTIG, no dia 5 de dezembro, foi dedicada às “Crianças e jovens de etnia cigana - que desafios enfrentam?”. Para dinamizar esta conversa, estiveram presentes Natália Serrana e Patrícia Hermozilha, da Escuta Tradição - Associação Intercultural.
Já na ESE, e contando com a sinergia existente entre o Lab-At e o Projeto ET, realizou-se outra destas aulas, no dia 27 de novembro. A aula foi ministrada pela Drª Sofia Santos, da APAV e falou-se sobre direitos humanos, cidadania e apoio a vítimas de tráfico humano.
Ainda durante os meses de dezembro e janeiro estão agendadas outras aulas abertas, onde se discutirão problemáticas como o apoio a imigrantes, pessoas em situação de sem abrigo, pessoas com necessidades educativas específicas, entre outros.
Este ciclo de aulas abertas insere-se no âmbito da Unidade Curricular Problemas Sociais Contemporâneos e todas as temáticas são transversais às diferentes UC, bem como a todos os departamentos e serviços do IPBeja.