O Núcleo de Aprendizagem EDCG da ESE de Bragança juntou-se, no passado dia 28 de novembro, num encontro presencial dedicado ao processo da Cartografia Social, iniciado em abril, no Encontro entre Núcleos, na ESE de Coimbra (o resultado desta primeira etapa pode ser revisto aqui).
Para esta proposta metodológica e política do projeto Escolas Transformadoras, e a partir do que já havia sido desenvolvido, deu-se asas à imaginação e à criatividade, acrescentando uma segunda camada à Cartografia Social já realizada de forma a refletir as relações (in)existentes entre a ESE e a comunidade envolvente.
Esta sessão reuniu 17 pessoas, entre estudantes, docentes e não docentes que, durante três horas, refletiram, de forma mais aprofundada, sobre possíveis caminhos para uma extensão universitária mais transformadora e em maior coerência com os princípios propostos pela ED/ECG. Num trabalho colaborativo, em pequenos grupos, foram criados três mapas cartográficos complementares à Cartografia Social já existente, e que se focam em três temáticas que o grupo considerou de maior relevância para o seu contexto: 1) comunicação e escuta ativa, 2) horizontalidade e processos e 3) pessoas e atores.
Um processo muito semelhante tem vindo a ser desenvolvido também em Santarém, Beja e Viana do Castelo.