No âmbito da UC Francês V, as/os estudantes realizaram uma pesquisa sobre Organizações Não Governamentais (ONG), criando pequenas campanhas e respondendo a um questionário sobre as suas aprendizagens no contexto da Educação para o Desenvolvimento (ED).
A experiência visou desenvolver competências interculturais e éticas nas/nos estudantes, promovendo pensamento crítico, cooperação e participação cívica ativa na área humanitária. Destacou-se a importância do envolvimento na melhoria das condições de vida de populações vulneráveis e a necessidade de uma formação que combine habilidades técnicas, culturais e interpessoais com um forte compromisso ético. O inquérito confirmou que profissionais de Línguas para Relações Internacionais (LPRI) podem destacar-se no setor humanitário, graças à sua capacidade de comunicação eficaz, do seu conhecimento das dinâmicas globais e do seu domínio de línguas estrangeiras.
O processo e os resultados desta iniciativa foram partilhados e discutidos no Núcleo de Aprendizagem em ED da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, e desta partilha resultou a construção de um poster que tem como objetivo sistematizar as aprendizagens e proceder à disseminação de práticas educativas transformadoras na comunidade educativa.