DIA DA MULHER EM BRAGANÇA

ese ipb

No dia 7 de março, realizou-se, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, a Conferência Mulheres, Direito(s) e Prática Judiciária

Esta iniciativa assinalou o Dia Internacional da Mulher, salientando a importância de relembrar a situação social das mulheres, recordar e comemorar todas as conquistas no âmbito da igualdade entre mulheres e homens, todos os avanços sociais e também legais que se têm alcançado ao longo dos últimos anos. Mas também, procurou refletir sobre o caminho que falta percorrer e sublinhar que quando se trata de direitos humanos não há conquistas absolutas e inabaláveis, relembrando que importa realçar que compete a cada um/uma afirmar esses direitos todos os dias, em ações cidadãs concretas. 

A iniciativa de assinalar o Dia Internacional da Mulher partiu de dois estudantes do curso de licenciatura em Animação e Produção Artística (Roseane Matos e Ricardo Saavedra), que propuseram a ideia de refletir sobre a violência de género a partir da conciliação de duas visões, geograficamente diversas. A equipa do Projeto ET apoiou a proposta e, colaborativamente, organizou-se a Conferência. Para concretizar os objetivos propostos, participaram no evento a Delegada Rosmary Correa (fundadora da Delegacia de Defesa da Mulher em São Paulo, Brasil) e a Professora Doutora Benilde Moreira (docente do Instituto Politécnico de Bragança). A moderação da conferência foi assegurada pela estudante Roseane Matos. No evento estiveram presentes 56 participantes, estudantes e docentes da ESE/IPB.