DIA DA NATUREZA

ESE IP Santarém

A 22/03 foi realizada uma atividade na ESE, com uma turma de Educação Básica, do 2o ano, na unidade curricular de Introdução à Didática de Português, onde foi feito um momento de escrita criativa, com o mote “A vida é feita de nadas...”, retirado de um poema de Miguel Torga intitulado de Bucólica, relacionando com as temáticas da EDCG. A atividade tem como objetivos, facilitar atitudes e capacidades de cidadania global, promover e valorizar o envolvimento e o papel da comunidade e proporcionar o contacto com a natureza.

A docente Inês Cardoso, responsável por dinamizar parte da atividade, solicitou às estudantes que individualmente e sem apoios de pesquisa, escrevessem livremente a partir do mote “A vida é feita de...”. Este momento de escrita foi feito junto da natureza, onde os estudantes se sentaram separadamente ao pé de árvores ou outros elementos da natureza, sem os telemóveis ou qualquer outro dispositivo, apenas com uma caneta ou lápis e um caderno, para estarem rodeados apenas de estímulos naturais e do seu próprio pensamento. Após dado tempo de escrita, foi realizada uma partilha em grande grupo.

No final do momento de escrita foi feita uma reflexão relacionando as temáticas da Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Ativa, onde as estudantes tiveram 5 minutos para encontrarem nos seus textos palavras ou frases que, na perspetiva delas, se relacionassem com a importância do envolvimento na sociedade, do papel que cada um desempenha, de sermos cidadãos ativos e participativos, de termos sentido crítico e questionarmos o mundo que nos rodeia, e escrevê-las numa folha branca.

Posteriormente, foi feita a partilha daquilo que escreveram e o motivo dessa escolha, refletindo sobre as temáticas e importância da EDCG. De maneira a ser mais visível para todos, interligando com a natureza e metaforizando o processo de crescimento das árvores com o desenvolvimento humano, essas folhas foram penduradas nos ramos das árvores presentes no local. Por fim, foi feita a reflexão e análise do contributo e pertinência da atividade, da sua conexão com a unidade curricular em questão e com a relevância das temáticas abordadas. Nesta fase identificou-se a satisfação das estudantes com a atividade e com a forma como foi dinamizada, sendo possível constatar feedbacks bastante positivos das várias partes envolvidas.

Esta atividade conta com uma intencionalidade pedagógica que passa por envolver as temáticas da unidade curricular de Introdução à Didáctica do Português com os objetivos da ED/CG, através do contacto com a natureza e da reflexão pessoal e coletiva relativamente às questões inerentes ao conceito, sendo elas a importância da participação ativa, de ser um cidadão interessado e preocupado, de cuidar de nós, dos outros e do que nos rodeia. A atividade contribui para a integração da EDCG no contexto institucional, pois é incorporada numa Unidade Curricular de uma Licenciatura da Escola Superior de Educação e complementa uma iniciativa já existente na instituição, o que dá continuidade e visibilidade a ambas as partes.

No dia 02/04/2024 a atividade irá se repetir com outra turma.