O projeto Escolas Transformadoras (ET) marcou presença no Encontro Anual da ARIPESE, no passado dia 29 de novembro, na ESE de Bragança. Este encontro teve como tema central “Caminhos de Transformação: Cooperação entre Escolas Superiores de Educação e as Entidades Subscritoras do Plano de Ação da ENED”, focando, assim, as intervenções, reflexões e trabalhos na Educação para o Desenvolvimento e Educação para a Cidadania Global (ED/ECG).
Um dos objetivos deste encontro foi o interconhecimento e o aprofundamento das relações entre as Escolas Superiores de Educação (ESE) e as Entidades Subscritoras do Plano de Ação da ENED (ESPA), no sentido de se estreitar laços e desenvolver projetos e/ou ações em maior cooperação no que à ED/ECG diz respeito.
Assim, a FGS participou numa mesa redonda intitulada “Os Caminhos da ENED”, aproveitando este momento de reunião das ESE para partilhar a relação continuamente construída entre a FGS e a ARIPESE, quer no contexto deste projeto, quer a partir de um processo de diagnóstico e formativo prévio, decorrido em 2022 e 2023, do qual emergiram planos de ação para a implementação de processos de ED/ECG em cada uma das instituições como forma de dar resposta à ENED. Neste contexto, e a partir do projeto ET, está previsto um acompanhamento a cada uma das ESE na prossecução dos seus planos de ação; acompanhamento esse já iniciado em algumas instituições e que se prevê que tenha continuidade nas restantes, ao longo deste ano letivo, com o apoio de uma equipa externa.
O encontro reuniu cerca de 80 participantes, presencialmente e online, e contou com a presença de todas as ESE, Organizações da Sociedade Civil, entidades municipais, entre outras.