ENCONTRO ENTRE NÚCLEOS - Extensão Crítica:

diálogo(s) entre comunidade e academia

Nos próximos dias 11 e 12 de abril de 2024, realizar-se-á o primeiro Encontro entre Núcleos, na Escola Superior de Educação de Coimbra.

Esta iniciativa surge da necessidade de trocar ideias, experiências, aprendizagens e recomendações entre os Núcleos de Aprendizagem EDCG dos quatro territórios do projeto; uma sugestão que nasceu, ainda, na edição anterior, por parte das pessoas participantes.

O primeiro dia deste Encontro será em conjunto com as pessoas da Comunidade Sinergias ED, numa perspetiva de aproximação dos dois projetos e de aprofundamento das reflexões em torno da Extensão Crítica: diálogo(s) entre Comunidade(s) e Academia(s). Já o segundo dia, será apenas para os Núcleos de Aprendizagem EDCG dos quatro territórios, onde, a partir das reflexões e partilhas do primeiro dia, se dará continuidade ao trabalho em torno da Extensão Crítica através da realização de uma cartografia social.  Ao longo destes dois dias, estão previstos momentos de convívio e interconhecimento, momentos de partilha e reflexão e a realização de quatro cartografias sociais, uma por território.

Este Encontro pretende, a partir da partilha de práticas e experiências, proporcionar um momento de interconhecimento entre as pessoas dos projetos Sinergias ED e Escolas Transformadoras, questionar e aprofundar visões em torno da Extensão Crítica e das relações existentes entre as Comunidades e a Academia a partir das lentes da EDCG e definir caminhos de implementação desta Extensão Crítica em cada território.

Contaremos com a presença de, sensivelmente, 23 pessoas entre docentes, não docentes, estudantes, pessoas de organizações da sociedade civil, a equipa do projeto e duas pessoas convidadas, do País Basco, que partilharão a sua experiência no âmbito da Extensão Crítica.