O Instituto Politécnico de Beja, concretamente a sua Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTIG), acolheu, no passado dia 9 de maio, o II Encontro entre Núcleos EDCG do projeto Escolas Transformadoras, para um dia de trabalho e reflexão em torno da Sistematização de Aprendizagens do projeto, desde o seu início, em 2018.
O Encontro, que se iniciou no dia anterior com um jantar convívio no coração da cidade de Beja, reuniu 16 agentes educativos das diversas instituições e diferentes territórios e contou com a participação de docentes, não docentes, estudantes e técnicas de Organizações da Sociedade Civil que têm vindo a colaborar no projeto.
Incorporando a metáfora de uma viagem ao Planeta ET, cada território na sua “Nave”, as pessoas participantes foram-se movendo entre cinco pontos de interesse existentes neste planeta: Os Muros, As Pedras, As Flores, A Cápsula de Alimentação e A Linha do Horizonte. Cada um destes locais oferecia uma diferente proposta, orientada por perguntas questionadoras, que ajudaram as e os viajantes na sua reflexão em torno dos grandes obstáculos e desafios encontrados, os caminhos percorridos, as aprendizagens feitas, aquilo que foi germinando ao longo do processo, o que facilitou o caminho e como se perspetiva o futuro a partir das aprendizagens, experiências e recomendações feitas.
As reflexões de cada uma das “Naves”, depois da sua viagem, foram apresentadas em formato vídeo. Após a sua exibição, seguiu-se uma conversa em plenário sobre o conteúdo de cada partilha. Aqui, destacaram-se algumas ideias relevantes relativamente às mudanças e transformações que o projeto trouxe, ao papel da EDCG, a dinâmicas colaborativas e a questionamentos, reflexões e recomendações de possíveis caminhos futuros.
Estes registos serão mais uma fonte de informação para a Sistematização de Aprendizagens do projeto e irão alimentar o produto que daí irá surgir.
Esperamos, em breve, partilhar a memória interativa deste Encontro sobre a qual estamos, neste momento, a trabalhar. Fiquem atentas!