Nos dias 11 e 12 de abril de 2024, realizou-se o Encontro entre Núcleos de Aprendizagem em Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global do projeto Escolas Transformadoras, na Escola Superior de Educação de Coimbra. Este encontro, ao qual demos o nome de Extensão Crítica: Diálogo(s) entre Comunidade(s) e Academia(s), nasceu da necessidade de partilhar ideias, experiências, aprendizagens e recomendações entre estudantes, docentes e outros agentes educativos pertencentes aos quatro territórios do projeto. Foi dinamizado conjuntamente com o Encontro Descentralizado da Comunidade Sinergias ED, proporcionando um espaço muito valioso de inter-conhecimento pessoal e institucional entre participantes dos dois projetos.
Durante estes dois dias, aprofundaram-se e partilharam-se reflexões e práticas sobre os diálogos e as relações existentes entre comunidade e academia e o papel da Extensão Crítica enquanto espaço de aprendizagem transformadora destas relações. Através de um diálogo inspirador, de pequenos grupos de trabalho e reflexão facilitados por metodologias participativas e da construção de cartografias sociais, à luz da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, foram-se definindo caminhos e orientações de implementação desta Extensão Crítica nos diferentes territórios.
Para este percurso foi muito importante a presença, participação e conhecimentos das duas pessoas convidadas: Monique Leivas Vargas, da Universidade Politécnica de Valência, e Fernanda Cándida Esteves, da Fundação Emaús, no País Basco. Ambas com ligações à Academia e a Organizações da Sociedade Civil, trouxeram-nos exemplos de práticas (e reflexões em torno dessas práticas) de Extensão Crítica desenvolvidas em Valência, no País Basco e ainda em contextos da América do Sul, nomeadamente da Colômbia e do Brasil.
Participaram neste encontro 47 pessoas, entre docentes, não docentes, estudantes e pessoas de Organizações da Sociedade Civil.