O Politécnico de Santarém, através do Gabinete de Responsabilidade Social do IPSantarém, e em colaboração com o Núcleo Distrital da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN), promoveu o Encontro “Pobreza e Educação em Portugal: que relação?”, no âmbito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. O evento decorreu no passado dia 22 de outubro, na Escola Superior de Educação do Politécnico de Santarém.
Durante a manhã, no I Painel sobre “Pobreza e Educação: que percurso para a mudança”, foram abordados temas como “A Pobreza em Portugal: Trajetos e Quotidianos”, apresentado por Fernando Diogo, professor na Universidade dos Açores, e o tema “Como Vivem as Pessoas em Situação de Pobreza: Relação entre Pobreza e Educação?”, da responsabilidade de Maria José Vicente da EAPN. No II painel, com o tema Práticas inovadoras/transformadoras, foi apresentado o “Projeto Escolas Transformadoras e o Núcleo de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global da ESE-IPSantarém”, pela professora Leonor Teixeira, em representação da equipa dinamizadora deste Núcleo e “O porquê do Agrupamento de Escolas de Alcanena ser um exemplo de uma Instituição portuguesa de ensino, considerada mais inovadora pela Microsoft”, por Ana Cláudia Cohen, Diretora do Agrupamento de Escolas de Alcanena. A manhã terminou com o tema “A voz dos Alumni”, com Carlos Martinho.
Durante a tarde, decorreu uma oficina prática – “Que Modelo(s) de escolas transformadoras e inclusivas queremos?”, da responsabilidade do Professor Álvaro Cidrais. Pretendeu-se, com esta oficina, pensar, de modo colaborativo, sobre o modelo da escola num novo paradigma de vida, de aprendizagem e de co-desenvolvimento, corresponsável e global, de base comunitária, que ajude a reduzir as desigualdades e a pobreza, garantindo as autonomias e as diversidades criativas (inclusivas) que lidam com as oportunidades numa abordagem positiva, gerando soluções adequadas ao presente/futuro.
A iniciativa contou com a presença de educadoras/es, professoras/es, educadoras/es sociais e outras/os profissionais da intervenção social, estudantes, docentes, não docentes e a comunidade em geral, sendo que a organização realça o elevado nível de participação e o forte envolvimento da comunidade académica e das parcerias locais.