No passado dia 14 de maio, aconteceu mais um “Encontros com Sabor”, no espaço da Casa dos Nichos e pelo Centro Histórico da cidade de Viana do Castelo.
Este momento focou-se na convivência entre culturas e tradições na cidade, onde se olhou para o passado com sentido crítico e se refletiu sobre o presente com empatia. Através do peddy paper “Viana com Açúcar e Ouro”, e sob orientação do arqueólogo Hugo Lopes, a iniciativa juntou diversas pessoas migrantes, de distintas geografias (Itália, Espanha, França, Alemanha, Holanda, Áustria, Reino Unido, Brasil, México, Colômbia, Peru, Venezuela, Roménia, Índia e EUA) que, em pequenos grupos, partiram à descoberta, numa tarde solarenga, de locais de referência em que o Açúcar e o Ouro foram o elemento principal da cultura vianense.
Foi muito revigorante ver o empenho com que as pessoas participantes procuravam apoio junto de quem por ali passava para descobrir as respostas necessárias, criando, desta forma, empatia e relações com as gentes locais.
De volta à Casa dos Nichos, uma reflexão final sobre os locais explorados e um pouco da sua história, permitiu enquadrar esta atividade nos Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 (Saúde de Qualidade) e 4 (Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos), da Agenda 2030 da ONU.
Esta iniciativa juntou o Núcleo EDCG da ESE-IPVC, a Casa dos Nichos - Núcleo Museológico de Arqueologia e a Divisão para a Coesão Social da Câmara Municipal de Viana do Castelo.