formação agentes educativos beja

Decorreu, no passado dia 13 de dezembro de 2023, no Instituto Politécnico de Beja, concretamente na Escola Superior Agrária, a primeira de seis sessões de Formação de Agentes Educativos que decorrerão ao longo desta terceira edição do projeto Escolas Transformadoras.

Esta tarde de trabalhos contou com um momento inicial de interconhecimento e acolhimento de novas pessoas no Núcleo de Aprendizagem EDCG deste Politécnico. Pedimos, a cada participante, que partilhasse o seu nome, área de estudo/investigação e qual seria a sua viagem de sonho.

Foi promovido, nesta sessão, um momento de aprofundamento da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, a partir da leitura de parte de uma entrevista ao educador popular Óscar Jara, publicada na Revista Sinergias nº 2. Nas conversas que se foram desenrolando a partir da leitura, surgiram preocupações, desafios, reflexões e possíveis caminhos para o desenvolvimento de uma Educação Transformadora nas nossas sociedades, nomeadamente a necessidade de se aproximar a Academia à Sociedade Civil, estreitando, desta forma, o fosso existente entre teoria e práxis, entre conhecimento científico e empírico, e restabelecendo a função social da universidade que deve estar próxima das pessoas, “agregar e não dificultar”, que nos deve levar a “questionar a forma como aprendemos e ensinamos” e “considerar todas as oportunidades e espaços como contextos de aprendizagem”.

Na dinâmica World Café que se seguiu, focámo-nos em três atividades do projeto no sentido de as planificar coletivamente e aferir possíveis elementos relevantes para o seu sucesso.

No final da sessão, as várias pessoas participantes escolheram várias palavras para avaliar esta tarde. Foram elas: motivação; partilha; aprendizagem; reflexão; clarificação; reconexão; gratidão e possibilidades.