Formação Agentes educativos em Santarém, 

viana do castelo e bragança

Iniciámos o ano, em janeiro, com três sessões de Formação de Agentes Educativos, uma por território: Santarém, Viana do Castelo e Bragança (em Beja, esta sessão decorreu ainda em dezembro).

Começámos por dar as boas-vindas, conhecer e acolher as novas pessoas dos Núcleos de Aprendizagem EDCG. Seguimos os trabalhos com o aprofundamento da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, a partir da leitura de parte de uma entrevista ao educador popular Óscar Jara, publicada na Revista Sinergias nº 2. Nas conversas que se foram desenrolando a partir da leitura, surgiram preocupações, desafios, reflexões e possíveis caminhos para o desenvolvimento de uma Educação Transformadora nas nossas sociedades. 

Reservamos algum tempo para pensar em três atividades do projeto - Planeamento e Execução dos Planos de Ação, Cartografia Social de Processos de Extensão Universitária e Criação de uma Rede de Investigação em EDCG - no sentido de as planificar coletivamente e aferir possíveis elementos relevantes para o seu sucesso. 

Terminamos as sessões com uma breve avaliação, através de uma palavra. Houve, ainda, tempo para breves momentos de convívio, nas pausas para café e, no caso de Viana do Castelo, num almoço partilhado (e, simultaneamente, de trabalho do Núcleo).