NO projeto Escolas Transformadoras esteve presente na 1ª edição das “Jornadas de Extensión Universitaria Crítica: Retos de la articulación Universidad-Sociedad para transitar hacia la transformación ecosocial” organizadas nos dias 23 e 24 de maio pelo Hegoa em Granada. Esta participação nas jornadas concretizou-se no âmbito de uma das atividades do projeto Escolas Transformadoras em que se planeou a participação em ou a dinamização de encontros temáticos e inspiradores sobre investigação à luz da ED/ECG
Esta 1ª edição das Jornadas de Extensión Universitária Crítica contou com a participação de educadoras/es e investigadoras/es que trouxeram diversas e muito interessantes partilhas ligadas ao papel da universidade na transição eco-social para um futuro solidário, crítico e justo. Houve também espaço para a construção coletiva de uma declaração que trouxesse um posicionamento das pessoas e instituições participantes neste encontro. Foi um processo coletivo muito interessante que desembocou na leitura da declaração no centro da Faculdade. Teve, depois, uma referência suplementar aos grupos de estudantes que acamparam por todo o estado espanhol em posicionamento contra a ocupação israelita na Palestina.
Ainda no âmbito das Jornadas foi dinamizado um programa de rádio/podcast em direto pela equipa Carne Cruda que contou com a presença de algumas das pessoas envolvidas nas jornadas para falar sobre possibilidades de universidades mais ativas nos caminhos da justiça social. Um excelente momento de comunicação sobre temas bem complexos. O episódio está disponível aqui.
Pode descarregar a declaração aqui.