Aconteceu, no dia 1 de abril, na ESE-IPVC, a conversa "Lusofonia(s): Uma língua integradora". Esta iniciativa permitiu estrear a Semana da Interculturalidade (entre 1 e 13 de abril).
À conversa, estiveram duas turmas de Educação Básica e duas professoras – da ESE-IPVC e de um agrupamento de escolas vianense, em torno da riqueza trazida pela interculturalidade, mas, também, dos desafios que educadoras/es e professoras/es encontram na sala de aula, e que precisam de ser encarados de modo a acolher a diversidade e assegurar a aprendizagem por parte de cada criança/jovem. A conversa tocou temas como a inclusão linguística e cultural para a qual cada professora/professor deve contribuir para criar, a necessidade de formação contínua para aprender a trabalhar no seio da interculturalidade, e a avaliação diferenciada que a especificidade trazida por cada estudante requer.
Várias estudantes fizeram perguntas sobre os desafios que se colocam a quem é professora/professor e que as esperam, não apenas em contexto de prática profissional e/ou estágio, mas sobretudo nos seus futuros profissionais. A professora do agrupamento de escolas lançou, ainda, um repto à ESE-IPVC, especificamente ao curso de Educação Básica, para realização de voluntariado no seu agrupamento de escolas, para apoiar o ensino de Português Língua Não Materna, dado o elevado número de estudantes de diferentes nacionalidades neste agrupamento — 34, no total. Duas das estudantes que participaram na atividade propuseram-se a participar, o que é indicador da importância deste tipo de atividade, que aproxima a Escola da comunidade e permite construir pontes e oportunidades formativas e de crescimento pessoal.