Promover o interconhecimento entre pessoas e partilhar as práticas educativas dinamizadas nos diferentes territórios.
Promover o interconhecimento entre pessoas e partilhar as práticas educativas dinamizadas nos diferentes territórios.
As pessoas participantes - elementos dos Núcleos de Aprendizagem em Cidadania Global e Desenvolvimento, Equipa da ESE da Guarda (responsável pelo processo de Sistematização de Aprendizagens do projeto) e equipa da FGS - foram divididas em quatro grupos.
Em cada grupo, foi proposto que cada pessoa pensasse numa experiência positiva ou numa experiência menos positiva que o projeto Escolas Transformadoras lhe proporcionou.
Em seguida, cada participante foi desafiada/o a representar graficamente, através de um desenho, essa mesma experiência. Uma orientação muito importante é a utilização exclusiva do desenho e não da escrita.
Desta forma as/os participantes são estimulados a usar uma forma de expressão diferente da mais habitual.
Depois, as/os participantes deram um nome à sua experiência e analisaram-na segundo uma matriz com os seguintes elementos: metodologia; relação; conteúdos; contexto; outros.
A análise deveria ser feita a partir da escolha de, no máximo, dois dos elementos acima descritos que tenham sido significativos para a experiência. O objetivo foi tentar perceber, segundo estes elementos, porque é que a experiência identificada se tinha destacado pela positiva ou pela negativa. A partir da partilha e reflexão em conjunto, cada um dos grupos registou um conjunto de recomendações sobre como melhorar a integração da ED/ECG nas Instituições de Ensino Superior.
Finalmente, já em grande grupo, cada elemento apresentou aos restantes uma breve explicação da sua experiência e da análise que tinha feito, relacionando-a com as recomendações que o grupo identificou.
Os desenhos foram expostos assim como as recomendações dos vários grupos, que encontrará, nesta memória, logo abaixo das galerias.
* Esta dinâmica foi pensada e colocada em prática a partir da inspiração metodológica da Oficina sobre Partilha de Experiências dinamizada por Óscar Jara para os membros da Rede de Educação para a Cidadania Global no âmbito do projeto Desafios Globais - Reforçar a Educação para a Cidadania Global nas escolas para responder aos contextos da atualidade.