O interesse comum na reflexão sobre o que é uma Escola Transformadora, a partir do olhar e contributo da Educação para o Desenvolvimento / Educação para a Cidadania Global (ED/ECG), levou as organizações da parceria a assumirem, desde o início do projeto, a opção de criar espaços de diálogo, partilha e reflexão entre agentes educativos de diferentes contextos de educação e de territórios descentralizados.
Estes espaços, que vão decorrendo a diferentes tempos, proporcionam o encontro, o questionamento, a partilha de experiências e metodologias, a capacitação, a construção de alternativas, a ligação entre pessoas e instituições e a aproximação entre territórios, potenciando a lógica colaborativa e de inter-aprendizagem fundamentais em qualquer processo de ED/ECG.
Complementarmente, foi-se reafirmando a necessidade de registar e sistematizar as reflexões, práticas e aprendizagens que resultavam destes espaços e de outras atividades do projeto. Este projeto tem, também, sido um importante espaço para refletir a importância do registo enquanto contributo para o fortalecimento de conhecimentos e práticas nesta área.
Reúnem-se agora algumas dessas reflexões e produtos para continuarmos a refletir em conjunto.
A dimensão colaborativa da educação para o desenvolvimento: uma proposta de reflexão
- Raposo et al. -
Artigo redigido no âmbito do INCTE 2019
- Fernandes et al. -
Artigo redigido no âmbito do INCTE 2020.
Cidadania global no IPBeja: aprendizagem cooperativa entre pares e metodologias ativas
- Piedade et al. -
Artigo redigido no âmbito do INCTE 2022.
- Raposo et al. -
Artigo redigido no âmbito do INCTE 2022.
- Leitão, Lopes, Pereira & Oliveira -
Educação para o Desenvolvimento - Assemblage
Pode a arte ser a alavanca para a criação de processos de aprendizagem em ED/ECG?
Deixe-se desinstalar pelos trabalhos de alunos e alunas do curso de Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da ESE-IPVC realizados nos âmbito da Unidade Curricular (UC) Atelier de Artes Plásticas II e veja como estas obras dão corpo e são manifesto de transformação social.
Professor Responsável: Francisco Trabulo
Vídeo de João Gigante
Arte Intermédia, Som e Instalação
Que caminhos seguir para a ED/ECG ser integrada numa UC de Arte Intermédia, Som e Instalação?
Aprofunde os dois projetos realizados nesta UC do curso de Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da ESE-IPVC e entre num espaço onde a criatividade, a performance e o som são caminho de integração da ED/ECG.
Professor Responsável: Alexandre A.R. Costa
Impacto, Aprendizagem e Transformação
Qual o lugar na Aprendizagem na construção de uma sociedade justa e sustentável? Qual o papel da Educação nesta construção?
Saboreie com os sentidos o vídeo ao lado.
Da autoria de 3 professoras participantes da Oficina de Formação "Cidadania e Desenvolvimento - a ECG na Escola" dinamizada pela ESE-IPVC:
Ana Rita Santos, Professora do Agrupamento de Escolas de Monserrate, Viana do Castelo
Catarina Paço, Professora do Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior, Viana do Castelo
Judite Barreto, Professora do Agrupamento de Escolas António Feijó, Ponte de Lima
A Chave é Transformar!
Durante o caminho de integração da ED/ECG em várias unidades curriculares, vários projetos da ESE-IPVC foram criando laços e relações entre si.
A equipa de docentes envolvidas no projeto Escolas Transformadoras produziu uma síntese musical do que tem sido trabalhar para a integração da ED/ECG a várias mãos e neste cruzamento entre projetos.
Veja o vídeo e deixe-se desinstalar ao som de um Rap Colaborativo.
O papel das Escolas Superiores de Educação na Transformação Social
com José Pedro Fernandes
Diretor da ESE-IP Beja
Integrar a ED/ECG nas aprendizagens de Gerontologia
com Carla Faria
Docente da ESE-IPVC
Trabalho colaborativo entre IES e OSC para fortalecer a integração da ED/ECG
com Teresa Gonçalves
Docente da ESE-IPVC
e com Isabel Barciela
Iris Inclusiva, Associação de Cegos e Amblíopes
A construção de uma Cidadania Crítica a partir da Educação
com Sandra Saúde
Docente da ESE-IP Beja
Aprendizagens significativas da Formação em ED/ECG
com Lúcia Maciel
Professora no Agrupamento de Barroselas em Viana do Castelo
A ED/ECG na formação inicial de docentes
com La Salete Coelho
Docente da ESE-IPVC
e com Fátima Coutinho, Flávia Ferreira e Joana Gonçalves
Alunas de 2º ano da Licenciatura em Educação Básica ESE-IPVC