Em janeiro de 2024, iniciava-se um processo inovador no percurso do projeto Escolas Transformadoras: a construção de cartografias sociais, no âmbito de um caminho que, à data, dava os seus primeiros passos de reflexão e aprofundamento de processos de extensão crítica à e com as comunidades locais nas quais as IES se inscrevem.
Começava-se, então, por dialogar sobre vantagens e dúvidas que esta metodologia despertava, bem como aquilo que fazia sentido cartografar em cada um dos quatro territórios. Mais tarde, em abril desse mesmo ano, no Encontro entre Núcleos, em Coimbra, e com o apoio das colegas Monique Leivas Vargas (Universidade de Valência) e Fernanda Candida (Emaús Fundación Social), iniciou-se o processo de criação dessas mesmas cartografias, que já aqui partilhámos. Neste encontro, foram iniciadas 4 cartografias sociais, uma por território, que foram sendo aprofundadas e complementadas em momentos seguintes, entre abril e novembro de 2024 (reveja dois destes momentos, em Beja e em Bragança). Já entre janeiro e março deste ano, partia-se para a análise de conteúdo das várias cartografias, bem como das gravações que as acompanhavam, definindo-se três categorias de análise - relações, processos e co-construção de conhecimento - e, em cada uma delas, três dimensões - o mais valioso, desafios e caminhos.
Desta análise detalhada, nasceu uma cartografia social coletiva que agora partilhamos e que reflete o que mais se destacou nos quatro territórios ao nível das categorias e dimensões propostas. Convidamo-vos a explorarem este produto interativo para melhor conhecerem este processo e as suas principais conclusões.